terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fechou o Mosteiro Concepcionista
de Mérida (Espanha)
No passado dia 6 de Novembro, Ángel Calle, visitou as Madres Concepcionistas, antes que abandonassem a cidade de Mérida (7 de Novembro) com destino a Mairena del Aljarafe, Sevilla, onde se encontra a Casa Mãe da Federação Bética da Ordem da Imaculada Conceição lugar onde poderão continuar a sua vida de retiro e contemplação. A idade avançada das monjas, a falta de vocações são as causas pelas que, se acaba com uma presença de quase 420 anos na cidade.
A partir de agora, Mérida fica sem as suas monjas "encerradas", mulheres muito queridas que dedicaram toda a sua vida a adorar a Deus com respeito e oração, sem incomodar, nem prejudicar ninguém.
A Igreja e o Mosteiro das RR. MM. Concepcionistas situa-se nas proximidades do Arco de Trajano, na Rua da Conceição, em pleno centro de Mérida. Trata-se de um edifício do século XVI pertencente à Ordem (contemplativa de clausura papal) da Imaculada
Conceição.
O Mosteiro foi fundado em 1588 pelo mecenas
emeritense Francisco Moreno de Almaraz, que participou junto a Francisco Pizarro na conquista do Perú e que também propiciou a reforma da "Puerta de Santa María" da catedral e a construção da Capela da Virgem da Guía. A Igreja do Mosteiro foi terminada no ano 1630 sob a direcção do mestre Hernando de Contreras. (para esta notícia conferir "Region digital.com")
Resta-nos a esperança de um dia poder voltar a Comunidade Monástica das Monjas "encerradas" de Santa Beatriz ao Mosteiro de Mérida. A Deus nada é impossível, confiemos.

Sem comentários: