quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vidas Consagradas totalmente a Deus
Duas jovens
optaram pelo carisma contemplativo
da Ordem da Imaculada Conceição

Duas jovens monjas da Ordem da Imaculada Conceição, em Campo Maior, consagraram-se definitivamente a Deus neste Sábado.
Os votos solenes - pobreza, castidade, obediência e clausura - foram proferidos na Igreja do Mosteiro da Imaculada Conceição.
Soror (Irmã) Maria Imaculada (baptizada com o nome de Maria Herves Jimenez) nasceu a 12 de Agosto de 1985, em Sevilha, Espanha, tendo entrado no Mosteiro a 28 de Agosto de 2003.

Soror Maria Inês da Cruz (Maria Inês Simas Simões) nasceu em Évora, a 7 de Março de 1979, e ingressou na Ordem no dia 6 de Agosto de 2003.

Sinais de Deus
“Os sinais de que Deus se serviu para me chamar à consagração foram o seio da minha família, a comunidade neo-catecumenal a que pertencia, os encontros Mundiais da Juventude, mas, principalmente, o dia-a-dia, quando no meu processo normal de jovem experimentava o que era dizer não a Deus, vendo que, apesar disso, Ele me acolhia novamente”, referiu a Soror Maria Imaculada.
Para a Soror Inês da Cruz, a opção por uma comunidade religiosa baseada na contemplação começou a crescer com o fascínio pela “vida oculta” dos religiosos do Convento da Cartuxa, em Évora.
“Foi aqui na vida contemplativa que pude fazer este processo vocacional e perceber o que Deus queria de mim”, explicou. “Depois de seis anos de discernimento, percebo que este é o meu lugar, onde poderei ajudar a Igreja e a sociedade”.
Simplicidade, silêncio e vida comunitária
O quotidiano da comunidade religiosa “é muito simples e humilde”, considerou Soror Maria Imaculada.
O horário diário começa "quando nos juntamos a toda a Igreja com a oração litúrgica de Laudes. Preparamo-nos através da meditação para o grande momento do dia, a Eucaristia”, assinalou a religiosa.
A actividade da comunidade é repartida pela oração, o trabalho (“bordamos paramentos, confeccionamos hóstias e ocupamo-nos dos trabalhos domésticos necessários para o bom andamento da vida comunitária”), a «Leccio Divina» (leitura e meditação da Bíblia) e o estudo. O dia termina com a oração de Completas.

A oração litúrgica e os ofícios manuais são realizados em conjunto, “pois a vida comunitária é também um dos grandes elementos constitutivos da nossa Ordem”, indicou Soror Maria Imaculada.
“O nosso quotidiano é acompanhado de um profundo silêncio orante”
, dado que ele "facilita-nos e permite-nos a escuta de Deus”, acrescentou.
(Fonte: cf. Agência Ecclesia)

3 comentários:

Paulo disse...

Como deve ser belo o som do silêncio, onde Deus nos fala ao ouvido, de Pai para filho.

maria paula disse...

como grande devota de Nossa Senhora da conceição e como Patriota nao posso deixar de me sentir ligada a vós. Gostava de estar ligada tambem na vossa espiritualidade. enviem tudo o que fazeis e eu farei em união convosco.
mariapaulacunha@aeiou.pt
Rua de Damão nº 20 - 3ºG 2900 SEUBAL
contem comigo

maria paula disse...

como grande devota de Nossa Senhora da conceição e como Patriota nao posso deixar de me sentir ligada a vós. Gostava de estar ligada tambem na vossa espiritualidade. enviem tudo o que fazeis e eu farei em união convosco.
mariapaulacunha@aeiou.pt
Rua de Damão nº 20 - 3ºG 2900 SEUBAL
contem comigo