quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Inauguração e Bênção

do Mosteiro de Santa Beatriz,

em Sasthavattom (Índia)

No próximo dia 14 de Novembro, a Ordem da Imaculada Conceição, fundada por Santa Beatriz da Silva, exulta de alegria e faz festa, pois numa Eucaristia presidida pelo Sr. D. Soosa Pakim, arcebispo de Trivandrum (estado Indiano de Kerala), é inaugurado e benzido o primeiro Mosteiro Concepcionista da Ásia. A fundação que será dedicada à fundadora da Ordem da Imaculada Conceição - Mosteiro de Santa Beatriz - situa-se na povoação de Sasthavattom, pertencente à arquidiocese de Trivandrum.

Foi em Maio de 2006 que se iniciaram os trâmites desta fundação na India, em Trivandrum, na povoação de Shasthavattam, pelas nossas monjas do Mosteiro de Ávila.

Tinham 5 jovens procedentes da Índia, que estavam em formação há 11 anos em Espanha, e 3 à sete, todas elas já de votos solenes. Tinham mais jovens para vir, mas os bispos da Índia, pediram para que se fundasse ali. Por isso a comunidade das Concepcionistas de Ávila resolveu-se a fundar no estado de Kerala, aonde há possibilidade de mais vocações e donde são provenientes as primeiras jovens que vieram para Espanha.

Depois de todas as devidas licenças, foram posteriormente falar com o Sr. Arcebispo de Trivandrum (estado de Kerala). Foram muito bem recebidas e mostraram-lhes um terreno perto do Seminário para que as monjas possam ser assistidas. Vendeu-lhes uma parcela do terreno, que está fora da capital, mas não muito longe. Está a 40 Km do aeroporto, com luz, já murada pela parte da estrada. Têm um senhor para guardar a propriedade e para cultivo das árvores. E o Sr. Arcebispo ficou muito contente por ter em sua diocese um mosteiro de clausura, pois os muitos que tem a diocese são de vida activa.

O Sr. Arcebispo disse-lhes que tem no Seminário Maior da sua arquidiocese mais de 60 seminaristas.

Em Março de 2009 o primeiro andar já estava terminado, e já começavam a pensar na data da inauguração. Estavam admiradas da rapidez com que tudo prosseguia, e lhes favoreciam todas as licenças eclesiásticas e civis. Todos as favoreceram e ajudaram.

Não duvido que é uma glória que se dá a Deus e uma grande satisfação para a nossa gloriosa Ordem da Imaculada Conceição, que será implantada pela primeira vez no Oriente.

Sem comentários: