terça-feira, 7 de outubro de 2014

Mosteiro Concepcionista 
de Campo Maior 
tem mais uma Postulante

Nove meses de pois, por volta das 16h do dia 2 de Outubro, abriu-se novamente a clausura do Mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição em Campo Maior, para receber mais uma postulante, desta vez, a Maria do Carmo Castelo Branco, vinda do Estoril.
A Maria do Carmo, com 23 anos de idade, entra no Mosteiro, quando a Igreja celebra a memória litúrgica do Anjo da Guarda, data significativa, pois segundo a tradição mais antiga do monacato cristão, o monge é chamado a levar vida angélica, São Teodoro Estudita (+826), diz: “… o nosso único desejo, a única meta do nosso impulso: servir o Senhor e agradá-l’O, como num novo Paraíso, nesta vida angélica. Aí está todo o dom de Deus. A nossa alegria, o nosso alimento, o objecto do nosso zelo e cuidado é encontrar os meios de agradar ao Senhor”.
Sentir uma necessidade absoluta de Deus, procura-l’O e louva-l’O constantemente, viver d’Ele e n’Ele escondido, como os anjos, pode parecer uma vida completamente inútil, desperdiçada e até mesmo egoísta mas, para aqueles que são chamados ao deserto para que Deus lhes fale ao coração (cf. Os 2, 16), é uma necessidade absoluta e imperiosa e para a Humanidade um sinal e testemunho radical, quase escandaloso da necessidade e importância de Deus na vida dos homens e mulheres de todos os tempo, raças e condições.
São João Paulo II, na Carta Apostólica «Orientale Lumen» refere a propósito que: “O mosteiro é o lugar profético no qual a criação se torna louvor de Deus, e o preceito da caridade, vivida concretamente, se torna ideal de convivência humana, e onde o ser humano procura Deus sem barreiras nem impedimentos, tornando-se referência para todos, levando-os no coração e ajudando-os a procurar Deus.” (OL 9)
Que conduzida pela mão maternal de Maria, que recebeu do Anjo a notícia da sua maternidade divina, a vida da Maria do Carmo seja um testemunho generoso, feliz e radical. Leve no coração e na oração a Humanidade com as suas necessidades e a ajude a procurar e encontrar-se com Deus.
Seja a sua vida seja um hino de louvor para a glória de Deus (cf. Ef 1, 14) e possa cantar como São Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20).
Com a nova postulante a comunidade monástica das Concepcionistas de Campo Maior (Portugal) compõe-se de 16 monjas, com idades compreendidas entre os 23 e os 86 anos e uma média de idades de 50 anos.

2 comentários:

Aurora disse...

Felicidades a la Comunidad, sabeis cuanto me alegro.

Maria del Carmen disse...

Los mejores deseos para Maria del Carmen!
es mi mismo nombre.Soy de Argentina y ya he cumplido 70 años.
Que claridad tan enorme en esa alma!
He conocido l Monasterio de la misma Orden en Quito, Ecuador.
Vuestra historia es tan maravillosa!
Que gran alegría siento al saber que una mujer en este tiempo tan oscuro, esté tan ilumnada!
Pido que recen por nosotros, una familia formada por el Señor.
Soy consagrada desde hace 35 años pero vivo en casa.Cuido un grupo familiar con problemas,Dorita,46,sus hijos Carmencita,20 y Mariano, 15 y la nietita Luz Esperanza, de 2 años y medio.
Pondré vuestras intenciones en mi Santo Rosario .
Bendiciones!!!!!!
Maria del Carmen