segunda-feira, 18 de junho de 2012


No passado dia 2 de Junho, um grupo de Catequese do 6º ano, da paróquia de N.ª Sr.ª da Atalaia de Fronteira, fez a experiência de viver um dia à descoberta das vocações de especial consagração presentes na Arquidiocese de Évora.
No final de mais um ano pastoral, o grupo constituído por 8 crianças e pelos responsáveis da sua formação catequética quis compreender a opção pela vida consagrada contemplativa e pelo sacerdócio ministerial como caminhos de felicidade, convivendo com aqueles que encontraram na doação total de si mesmos um sentido verdadeiro para a existência.
Durante a manhã, em Campo Maior, foram acolhidos pela abadessa do mosteiro da Imaculada Conceição e por seis monjas da comunidade, que partilharam as suas histórias vocacionais e deram a conhecer o carisma contemplativo e o dia-a-dia da vida monástica.
Depois do almoço, puderam conhecer os diversos espaços do Seminário Maior de Évora, no qual dois seminaristas do 1º ano, o Francisco Segurado e o Gil Barbosa, responderam às diversas perguntas elaboradas pelo grupo, de modo a compreenderem o que leva um jovem a responder à vocação ao sacerdócio e como se processa a formação e a vida comunitária no Seminário.
No final do dia, regressaram a Fronteira, tendo cumprido o objectivo a que se tinham proposto: mesmo acolhendo com surpresa as diversas expressões da vida monástica e da formação sacerdotal, descobriram que continua a ser válido, no nosso tempo, entregar a vida toda por amor a Deus e aos irmãos, para o serviço da Igreja e do mundo.

Sem comentários: