quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bênção do Mosteiro Concepcionista de Goa na Índia
Em plena celebração do V Centenário da Atribuição de Regra Própria, no passado dia 22 de Fevereiro foi benzido em Goa, na Índia, um novo Mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição, com o título de Imaculada Conceição.
A nova fundação teve como comunidade mãe a comunidade monástica Concepcionista de Estella (Navarra/Espanha), da Federação de Cantábria.
A celebração foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Patriarca das Índias Ocidentais o Sr. D. Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, Arcebispo Residencial de Goa e Damão e contou com a presença do Sr. D. Raul Nicolau Gonçalves, Arcebispo Emérito de Goa e Damão, que acolheu as monjas quando chegaram. Concelebraram um grupo numeroso de sacerdotes e assistiram umas 600 pessoas entre familiares e conhecidos. Assistiram ao acto, em representação da Ordem da Imaculada Conceição, a madre Coordenadora da Confederação Santa Beatriz, madre Maria de la Cruz Alonso oic, madre Presidente da Federação de Cantábria, a madre Celina Arranz oic e a Secretária confederal a irmã Imaculada Fernández oic.
A Comunidade de Estella vem preparando esta fundação há cerca de 19 anos. Esta comunidade Concepcionista acolheu e assumiu a formação inicial de numerosas jovens indianas, algumas das quais, hoje monjas de votos solenes, formam a pequena comunidade monástica Concepcionista deste recanto do Oriente.
Este é já o segundo Mosteiro da Ordem fundada por Santa Beatriz na Índia. O primeiro foi benzido e inaugurado a 14 de Novembro de 2009, em Sasthavattom, arquidiocese de Trivandrum (estado Kerala - sul da Índia) e tem como casa fundadora o Mosteiro Concepcionista de Ávila (Espanha).

Sem comentários: