terça-feira, 23 de março de 2010

Virgem Negra de Częstochowa
Polónia
O Santuário de Częstochowa encontra-se na Polónia e é um dos mais importantes centros de culto católico. Todos os anos, é visitado em média por quatro a cinco milhões de peregrinos de 80 países do mundo.

A imagem da Virgem Negra com o Menino é de tradição medieval. Segundo os especialistas em arte, o quadro segue o modelo da iconografia bizantina: trata-se da imagem denominada “Odigitria”, “Aquela que indica e guia ao longo do caminho”.
A tradição narra que São Lucas a pintou, pois, sendo contemporâneo de Maria, pôde retratar sua verdadeira face. A imagem foi levada a Jasna Góra - que em polaco significa “Montanha Luminosa” - em 1382 pelo príncipe Ladislau de Opole, que mandou construir a cidade no alto de uma colina e chamou os monges Paulinos para que cuidassem do Santuário.
O rosto do Menino olha para o observador. O olhar, ao invés, dirige-se para o além, como se olhasse para um panorama distante de tempo e de lugar. Seja a Mãe, seja o Filho, parecem imergirem-se em pensamentos profundos, representando uma grande sabedoria. Os rostos são escuros e contrastam com a luminosidade que os circunda. Maria indica ao peregrino o Menino, e o Menino numa mão segura o livro, e com a outra abençoa, com um gesto simples e soberano ao mesmo tempo.
Em todos os momentos de dificuldades da Polónia, a população une-se em torno de Nossa Senhora Negra de Częstochowa e do Menino, incrementando assim o número de peregrinos. Ainda hoje, durante o verão, são dezenas de milhares as pessoas que vão a pé ao Santuário. A imagem é escura também pelo fumo das velas sempre acesas diante da imagem.
Também Karol Wojtyla realizou esta peregrinação em 1936, quando a Polónia vivia-se sob o regime comunista.


Sem comentários: