terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Mensagem Quaresmal do Arcebispo de Évora
Deus ama quem dá com alegria
A dezassete de Fevereiro inicia-se, mais uma vez, a longa caminhada quaresmal de preparação para a solenidade da Páscoa – centro, fonte e auge da vida cristã. A importância única dessa solenidade justifica que a preparação que lhe é dedicada pela Igreja tenha também um carácter mais alongado e abrangente. Na multissecular tradição cristã, a preparação da Páscoa está intimamente associada à preparação próxima dos adultos para o Baptismo, celebrado na noite da Vigília Pascal, e constitui um tempo alongado de purificação espiritual, com recurso aos meios tradicionais da ascese cristã, que podemos resumir a três: oração, mortificação e partilha. Nenhum destes meios se justifica por si mesmo. Eles adquirem significado e valor espiritual na medida em que induzem e possibilitam um processo de conversão interior, em ordem a aproximar cada fiel do modelo de todos - Jesus Cristo.
Alguns, mais imbuídos da mentalidade hedonista, continuada e persistentemente apregoada de muitas formas na nossa sociedade, talvez não encontrem uma justificação plausível para este apelo à conversão que a Igreja todos os anos repete no início da caminhada quaresmal. Mas aqueles e aquelas que acolheram no coração a mensagem evangélica e a tomam como norma de vida, estão cientes da necessidade da conversão e reconhecem na partilha dos dons recebidos da mão de Deus um meio eficaz para a alcançar. Na verdade, a partilha dos bens é uma forma privilegiada de exprimir o amor ao próximo, que é a essência do cristianismo.
A partilha dos bens com os outros é, antes de mais, uma imitação dos gestos gratuitos de Deus para com a humanidade por Ele criada e enriquecida com múltiplos dons naturais e sobrenaturais. As raízes da partilha alimentam-se da religião bíblica que exige a todos o amor dos irmãos e determina formas concretas de o praticar. Como acontece, por exemplo, ao impor que se deixe uma parte das colheitas para os pobres (Dt 24,20), que se pague o dízimo trienal em favor dos que não têm terras (Dt 14,28) e que aos apelos dos pobres se responda com generosidade (Dt 15,20) e com delicadeza (Sir 18,15).
Mas São Paulo, ao escrever aos cristãos de Corinto, vai mais longe. Segundo ele, a esmola não deve ser praticada como simples gesto de filantropia. Pois toda a esmola feita com sentido cristão está carregada de significado religioso e simbolismo eucarístico. Ela é sinal e símbolo da comunhão que deve existir entre os membros da assembleia eucarística. Pode mesmo significar a unidade que existe entre diferentes comunidades cristãs. E foi esse o significado que ele deu à colecta levada a cabo nas comunidades cristãs estabelecidas no ambiente pagão, a favor da comunidade pobre de Jerusalém. A tal colecta São Paulo chegou mesmo a atribuir um carácter sagrado designando-a por ministério e liturgia (2Cor 8,4; 9,12).
Com esse gesto de caridade, São Paulo pretendia eliminar as diferenças e fortalecer os laços de comunhão entre as igrejas da diáspora e a igreja mãe de Jerusalém. É certo que a comunhão é um fruto amadurecido pela graça do Espírito. No entanto, não há fruto sem sementeira. E esta tem que ser feita por cada um de nós. Tal como acontece na agricultura, é preciso semear abundantemente (2Cor 9,6) para que a colheita também venha a ser abundante. Ora foi esse o belo exemplo dos cristãos da Macedónia. O Apóstolo Paulo elogia-os, porque no meio das muitas tribulações com que foram provados, a sua superabundante alegria e extrema pobreza transbordaram em tesouros de generosidade (2Cor 8,2). E foram eles que, com toda a espontaneidade e muita insistência, pediram a graça de participar no serviço em favor dos santos.
A exemplo de São Paulo, este ano também eu peço aos cristãos de todas as comunidades diocesanas, mesmo aos mais pobres, que espontaneamente e segundo as suas possibilidades, cada um ponha de parte o que tiver conseguido poupar (1Cor 16,2) e o entregue na celebração eucarística como gesto de comunhão com as três paróquias novas e pobres que estão a construir a sua igreja paroquial, sem as habituais comparticipações das entidades oficiais. Trata-se das paróquias de Foros do Arrão, Foros de Vale de Figueira e Silveiras. Quanto à promoção da Renúncia Quaresmal, procederemos do mesmo modo que nos anos anteriores. E peço à Caritas Diocesana que organize a distribuição desta mensagem e dos respectivos envelopes por todas as paróquias.
Quanto à recolha do produto da Renúncia, este ano seguiremos um método diferente dos outros anos. Cada pároco, durante o mês de Abril, entregará o produto da Renúncia Quaresmal das suas paróquias ao Vigário da Vara. Este, por sua vez, fará a entrega da soma recolhida na Vigararia à Cúria Diocesana, que dividirá o total em três partes iguais para distribuir pelas paróquias contempladas.
Pela minha parte, seguindo o exemplo de São Paulo, que foi pessoalmente a Jerusalém, acompanhado de alguns dos seus colaboradores, para entregar o produto da colecta, também eu, no dia 30 de Maio, irei pessoalmente, acompanhado por alguns representantes das três Zonas Pastorais da Arquidiocese, entregar a cada uma das três paróquias o resultado da Renúncia Quaresmal deste ano.
Estou certo que as três paróquias contempladas com a nossa generosidade sentirão grande alegria por poderem dar algum avanço às obras da igreja paroquial que há tanto tempo desejam ver concluídas. Certamente, a nossa alegria ao dar será ainda maior do que a delas ao receber. Sejamos generosos e alegres na dádiva, para que o amor de Deus cresça em nós, pois Deus ama quem dá com alegria.
Évora, 25 de Janeiro de 2010 e Festa da Conversão de S. Paulo
+ José, Arcebispo de Évora

Sem comentários: