terça-feira, 18 de novembro de 2008

Vaticano debate quebra de vocações na vida monástica

A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica reúne-se a partir de hoje, no Vaticano, para a sua assembleia plenária que este ano será dedicada ao tema "A vida monástica e o seu significado na Igreja e no mundo de hoje".
A finalidade do encontro é reafirmar o valor da vida monástica, “que permanece uma riqueza insubstituível para a vida da Igreja”.
A assembleia discutirá a quebra de vocações, especialmente sentida no mundo ocidental, que preocupa o Vaticano. Na Ásia, África e América Latina as comunidades de religiosas têm aumentado.
“Actualmente, a presença monástica na Igreja é de 12 876 monges residentes em 905 mosteiros”, precisou a Congregação ao anunciar a assembleia, que terminará no dia 20 de Novembro. Em média, as comunidades têm em volta de 15 religiosos.
Além disso, há 48 493 monjas distribuídas por 3520 casas, dois terços delas na Europa.
No Ocidente, apesar do aumento de candidatos à vida contemplativa, não há novos monges e monjas “em número suficiente para poder assegurar a vitalidade e a possibilidade de sobrevivência a todas as comunidades".
Fonte: Agência Ecclesial

Sem comentários: