terça-feira, 26 de agosto de 2008

Beato
Libério González Nombela
,

presbítero e mártir
Capelão do Mosteiro
da Imaculada Conceição de Torrijos

Nasceu em Santa Ana de Pusa (Toledo/Espanha) a 30 de Dezembro de 1895.
Excelente estudante, obteve o doutoramento em Sagrada Teologia. Recebeu a ordenação sacerdotal a 21 de Dezembro de 1918.
Os seus primeiros destinos foram como coadjutor, em Mora de Toledo (1919) e, no ano seguinte, em Bargas; capelão das monjas da Companhia de Maria e professor do Seminário Menor de Talavera de la Reina, em 1920-1921. Em 1922 passou a Toledo como coadjutor da paróquia de Santiago Apóstolo. Dois anos depois, ecónomo da paróquia dos Santos Justo e Pastor. Finalmente chegou a Torrijos em 1925, para se tornar pároco a 26 de Abril de 1926. Foi nomeado pároco da Colegiada do Santíssimo Sacramento de Torrijos (Toledo), fundada pela Serva de Deus Teresa Enríquez e capelão do Mosteiro da Imaculada Conceição também de Torrijos (o 2º da Ordem) cuja fundação se deve iniciativa da anteriormente referida Serva de Deus.
O que na paróquia de Torrijos trabalhou, dificilmente o poderá enumerar alguém. Fundou mil obras de piedade, de zelo e de caridade. Todas as actividades apostólicas ele acompanhava e acolhia: Adoração Nocturna, Acção Católica, nos seus diversos ramos, as Filhas de Maria, Pais de Família, catequese, escolas dominicais, Conferências de São Vicente de Paulo, socorro dos pobres, Apostolado de Oração, escolas nocturnas de operários e, sobretudo, as escolas católicas para se opor ao ensino laico, hostil à doutrina da Igreja.
No dia 5 de Março de 1936, depois das fatídicas eleições do mês anterior, que tinham dado o triunfo às forças revolucionárias, a turba torrijana manifestou-se publicamente pedindo aos gritos a expulsão do pároco e procuraram-no com diabólica intenção. Ele escondeu-se, prudentemente aconselhado, no hospital do Santíssimo Cristo. Ali passou a última noite de vida na sua paróquia, ao fim de onze anos de trabalho heróico. No dia seguinte, 6 de Março, acompanhado pelo seu irmão João, abandonou a paróquia e refugiou-se em Santa Ana de Pusa, na casa de seus pais. Ante a impossibilidade de voltar a Torrijos, a 5 de Maio de mesmo ano 1936, o cardeal de Toledo nomeou-o pároco de Los Navalmorales. Dois meses mais tarde, a 23 de Julho do mesmo ano, as autoridades locais fecharam a Igreja e proibiram todo o tipo de culto.
O Servo de Deus não teve outro remédio que refugiar-se de novo em casa de seus pais, que viviam em Santa Ana de Pusa, a 8 km de distância. Fez o caminho vestido de batina e a pé, no entanto quando chegou, a turba esperava-o para prendê-lo. Era as três da tarde do 18 de Agosto de 1936. Fui detido e conduzido ao edifício da Câmara Municipal. No caminho mandaram parar o camião e fizeram-no descer pondo-o junto a um poste de telefone, propositadamente dispararam várias vezes sem o atingir, como simulando um fuzilamento. O condutor do camião declarou que, enquanto interrogaram na Câmara de Torrijos ao Padre Libério, mandaram-no a ele e ao seu cunhado com dez milicianos a fuzilar o pároco de Santa Ana de Pusa, o Servo de Deus João Francisco Fernández, que também tinham preso. Entretanto, uma tumultuosa manifestação, como se fosse uma romaria, levava o Padre Libério ao martírio. Subiram-no de novo para o camião. Chegados ao cruzamento de Barcience, mandaram-no descer e obrigaram-no a caminhar. Quando já lhe estavam apontando os fusiles, disse em voz alta: “Deus perdoar-vos-á”. Soou uma descarga cerrada de muitos, mais de cem tiros, e ficou imediatamente morto.
Foi beatificado, em Roma, a 28 de Outubro de 2007, por Sua Eminência o Sr. D. José Saraiva Martins, delegado do Santo Padre, no grupo dos 498 Mártires da Guerra Civil de Espanha.
Oração
Oh Deus, que embelezastes a Vossa Igreja com o sangue derramado dos Beatos Libério e companheiros mártires, concede-nos por sua intercessão a graça que agora Vos suplicamos (pede-se a graça) e, sobre tudo, que o exemplo do seu martírio nos abrase do Vosso Amor, nos mova a viver em verdade a vida cristã e a desejar morrer professando o Vosso Nome. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor que é Deus Convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Monasterio de la Inmaculdada Concepción

C/ Ntra. Sra. Del Rosario, 24-45500 TORRIJOS
(Toledo) España
Email: concep-torrijos@telefonica.net

Sem comentários: