sábado, 19 de julho de 2008

Vigília da JMJ 2008
de Sidney

Mais de 235 mil jovens estão em festa no Hipódromo de Randwick, depois de terem celebrado com Bento XVI a vigília de oração das Jornadas Mundiais da Juventude 2008, em Sidney. O Papa convidou os presentes a manterem-se unidos, na Igreja, perante um mundo cada vez mais fragmentado.
Numa celebração que se iniciou aos sons do rock, hip-hop e do Reggae, uma breve encenação marcou a chegada da Cruz das JMJ e do ícone mariano que a acompanha, em todo o mundo. O entusiasmo tomou conta da multidão quando se anunciou a chegada do Papa, num mar de luz - em especial a das velas-, de música e de entusiasmo.
Na sua saudação, o Papa assegurou que “Deus não desiludirá a vossa esperança” e confessou a sua satisfação por estar entre jovens de todo o mundo.
Vários foram os jovens que falaram diante de Bento XVI, da Tailândia ao Chile, dando testemunho dos “dons do Espírito Santo”: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade, temor de Deus.

Final da Saudação do Santo Padre aos jovens
antes da Adoração ao Santíssimo Sacramento
Nesta noite, reunidos aqui sob a beleza deste céu nocturno, os nossos corações e as nossas mentes estão repletas de gratidão a Deus pelo grande dom da nossa fé na Trindade. Recordamos os nossos pais e avós que caminharam ao nosso lado quando – éramos nós crianças – sustentaram os primeiros passos do nosso caminho de fé. Agora, passados muitos anos, eis-vos aqui reunidos como jovens adultos ao redor do Sucessor de Pedro. Inunda-me uma profunda alegria por estar convosco. Invoquemos o Espírito Santo: é Ele o artífice das obras de Deus (cf. Catecismo da Igreja Católica, 741). Deixai que os seus dons vos plasmem. Assim como a Igreja realiza a sua viagem juntamente com a humanidade inteira, assim também vós sois chamados a exercitar os dons do Espírito nos altos e baixos da vida diária. Fazei com que a vossa fé amadureça através dos vossos estudos, trabalho, desporto, música, arte. Procurai que seja sustentada por meio da oração e alimentada através dos sacramentos, para deste modo se tornar fonte de inspiração e de ajuda para quantos vivem ao vosso redor. No fim de contas, a vida não é simplesmente acumular, e é muito mais do que ter sucesso. Estar verdadeiramente vivos é ser transformados a partir de dentro, permanecer abertos à força do amor de Deus. Acolhendo a força do Espírito Santo, podereis também vós transformar as vossas famílias, as comunidades, as nações. Libertai estes dons. Fazei com que a sabedoria, o entendimento, a fortaleza, a ciência e a piedade sejam os sinais da vossa grandeza.
E agora, enquanto nos preparamos para a adoração do Santíssimo Sacramento, em espera silenciosa repito-vos as palavras pronunciadas pela Beata Mary MacKillop quando tinha precisamente vinte e seis anos: «Acredita naquilo que Deus sussurra ao teu coração!» Acreditai n’Ele! Acreditai na força do Espírito do amor!

Sem comentários: