sexta-feira, 18 de julho de 2008

Encontro Formativo
de noviças e junioras

das monjas Concepcionistas
da Federação Bética

Avé-Maria Puríssima
Partimos, as três junioras do Mosteiro da Imaculada Conceição de Campo Maior, no dia 8 de Junho rumo a Mairena-Sevilha, para nos juntarmos às restantes irmãs vindas dos vários mosteiros da nossa Ordem, pertencentes à nossa Federação.
À chegada tivemos a agradável visita de Sua Eminência o Sr. Cardeal D. Carlos Amigo, cardeal de Sevilha, que nos deu as Boas-vindas!
Durante a primeira semana tivemos
aulas de psicologia com a irmã Concha. Falámos das motivações vocacionais da vida consagrada, pudemos partilhar experiências, sentimentos e vivências no grupo de trabalho. Foi muito positivo e enriquecedor conhecer novas irmãs de outras culturas e continentes. No grupo havia monjas da Índia, da África e da América Latina , para além das Portuguesas e Espanholas.
A segunda semana começou “em grande” com o regresso às fontes e origens da OIC. O Padre Assistente, frei Joaquim Dominguez ofm, deu-nos uma visão da eclesialidade da nossa Ordem ao longo dos tempos, ou seja, como da intenção primeira da nossa fundadora se passou a Instituição, à Ordem, estabelecida, querida e aceite, como tal, pela Igreja. Vindo directa e propositadamente de Roma, o Secretário do Padre Geral da OFM, frei Francisco Arellano ofm, mostrou-nos o panorama dos primeiros tempos do cristianismo, onde era difícil definir a verdadeira identidade de Cristo. Viajámos no tempo e “encarnámos a pele” dos hereges dos primeiros séculos, que se debatiam com as verdades cristológicas ao longo dos Concílios convocados.
P
ara finalizar as matérias vimos um pouco da teologia da liturgia, com D. Luís Ruedas, cónego da Catedral de Sevilha. Foi muito interessante analisar a perspectiva Trinitária sempre presente em qualquer acto litúrgico.
Aproveitámos ao máximo este mês de formação que terá a sua continuidade no decorrer do ano.
Regressámos ao nosso Mosteiro, cheias de saudade da nossa comunidade, nos primeiros dias de Julho, dando graças a Deus por estas e outras oportunidades que a nossa Ordem e a nossa comunidade monástica nos dão de nos enriquecermos, de vivermos, de celebrarmos, de aprofundarmos “as coisas de Deus” e de irmos desedentando a nossa Sede de Deus, na Fonte da Água Viva.
Sor Inês da Ss. Trindade oic, sor Maria Imaculada oic e sor Inês da Cruz oic,
monjas junioras do Mosteiro da Imaculada Conceição de Campo Maior

Sem comentários: